terça-feira, 17 de abril de 2012

NOTÍCIAS DO CAMPO NO CURDISTÃO- IRAQUE


APMT - Agência Presbiteriana de Mi*ss*ões Transculturais
IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil


Projeto Mis*sio*ná*rio : LUZ PARA OS CURDOS
Local: Suleimaniya, Kurdistão – Norte do Iraque
Responsáveis pelo projeto: Giancarlo e Adriana da Costa

“Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Efésio 6:10

Queridos irmãos e parceiros do ministério entre os Curdos,
Que a graça  e força  do Senhor continuem presentes em suas vidas e famílias!

Como entender um mundo onde o homicida tem entrada  no paraíso, e simplesmente pelo ato de  voce falar de Cristo, te faz culpado e merecedor da morte?
São nesses momentos que, como homem e detentor de uma natureza pecaminosa e caída, nos questionamos:“o que estamos fazendo aqui”? fraqueza e temor pela vida, parecem querer nos dominar e temos vontade até mesmo de voltar ao nosso país que, não é perfeito, mas temos liberdade de viver e compartilhar a fé abertamente.
É justamente nesta hora de temor e fraqueza que precisamos ter a certeza do nosso chamado, e não somente isto, mas sobre tudo, ter a certeza de que, aquele que nos chamou está conosco e que Ele mesmo é quem nos  dá a coragem que necessitamos para prosseguir para o alvo ainda que haja temores e cumprir o min*isté*rio que Ele nos confiou afim de pre*gar o E*van*ge*lho para este povo que está cego e preso pelas correntes do pecado, do diabo e da re*li*gião extremista.
Em uma das aulas de psicologia em meu curso bíblico, ouvi uma definição de coragem que jamais se me esquecera: “ coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de prosseguir ainda que em meio aos temores”.Por isso, prosseguimos  para o alvo de fazer Cristo conhecido, é claro, com mais cautela, mas procurando aproveitar todas as oportunidades.

Como é do vosso conhecimento, mês passado perdemos o nosso amigo e irmão em Cri*stoJeremiah. Ele foi assassinado dentro da sala de aula por um de seus alunos.A tragédia ocorreu na mesma escola onde Adriana trabalha e nossos filhos estudam. Ficamos muito chocados poisJeremiah era uma jovem de Deus, um servo fiel, dedicado e cheio do Espírito Santo.  A vida dele era Cristo, e em todo tempo falava Dele.Ele tinha um ministério com jovens e já tinha mais  23 jovens con*ver*ti*dos, todos fruto do seu ministério na escola dos Médos.  Sem contar que  muitos  tiveram a oportunidade de ouvir acerca do plano de sal*va*ção.

Jeremiah foi enterrado aqui em Suleimania, Kurdistão – norte do Iraque. Tivemos um culto fúnebre onde oPai foi exaltado pela vida do nosso irmão que dedicara-se totalmente ao serviço do reino. Houve uma assistência de mais de mil pessoas em seu funeral. Entre professores, pais, alunos, representantes do governo e representantes religiosos. Também, seus pais, irmãos e líderes de sua agência estiveram presentes e puderam testemunhar de seu amor pelo Pai e pelos curdos.

Foram lidas mais de 10 passagens bíblicas, vários louvores entoados. Algo muito marcante no culto, foi quando a família de Jeremiah, publicamente disse que perdoava a família do assassino de seu filho.

Queridos, orem para que vida  e a morte do Jeremiah continuema impactar vidas e muitos encontrem a Cristo.

Família. Louvamos ao Senhor pois todos nós estamos bem, com saúde, tendo todas as necessidades supridas. As crianças estão bem, superando a tristeza,  e, em tempo de dificuldade, é tempo de extrairmos grandes  lições. Eles estão crescendo e também dando mais trabalho. Será que isso é normal? Lucas já tem 14 e Sarah 10.
O que estamos tentando passar para os nossos filhos é a importância de viver para Deus independente  dos riscos. Os riscos e perigos estão por todos os lados. Pessoas morrem diariamente em todo o mundo e das mais diferentes causas. Por mais que tentamos manter-nos vivos, os perigos e riscos parecem acompanhar nossa caminhada.

Tivemos uns dias de feriado e aproveitamos para visitar nossos amigos brasileiros que moram em Erbil, capital do Kurtistão. Nossos filhos brincaram bastante com os filhos dos outros obreiros e se distraíram, aliviando um pouco  a pressão da escola e dos estudos.
Retornamos à Suleimaniya e nos preparamos para a chegada do NEWROZ, ano novo curdo.

Newroz -  Os curdos comemoram Newroz em 21 de março, data que marcou a chegada da primavera. Para os curdos, já estamos no ano 2712. Imaginem só, estamos vivendo 700 anos  na vossa frente.... isso é que é viver o futuro no presente, ...ou o presente no futuro?
Fomos pras ruas vestidos com roupas típicas curdas, e de boca fechada, ninguém imaginava que éramos brasileiros. A avenida principal ficou enfeitada com luzes e com multidões e multidões de pessoas que iam e vinham vestidas com seus lindos e coloridos vestidos.
Os curdos tem vivido um tempo de paz e prosperidade. Orem para que seja também um tempo de sal*va*ção.



Treinando os jovens do bairro.  Continuamos firmes no propósito de treinar os meninos do bairro. As vezes ganhamos e as vezes perdemos. O importante é que estamos juntos pelo menos uma vez por semana. Louvamos ao Senhor, pois tivemos condições de comprar uniformes novos para eles e agora estão ainda mais motivados. A área do futebol é uma grande porta aberta para
aqueles que tem um chamado para trabalhar nesta região. Aproveito para desafiar você que foi ou que é profissional nesta área para passar um tempo aqui comigo desenvolvendo talvez uma clinica de futebol com essa garotada.
Orem para que o Pai confirme isso em seu coração. Se desejar maiores informações, favor enviar email.


Projeto de computação – Inclusão Digital.   O projeto de computação está fazendo grande sucesso em nossa comunidade.  Algumas vezes ouvimos das pessoas: “ Quem no governo está fazendo algo parecido”?  “seu Gian, todos nessa comunidade gostam muito de sua família”. “ Por favor, não volta para o Brasil, fique aqui conosco pra sempre”.
Hoje temos cerca 48 alunos inscritos para as aulas de computação que são ministradas 4 vezes por semana.Várias mulheres donas de casa, estão fazendo o curso. Para a maioria delas, este é o primeiro contato com esta máquina chamada computador. Conseguimos contratar 2 professores curdos, um homem e uma mulher com formação na área de computação.
Aparte das classes de computação, os jovens tem usado a internet que também oferecemos.
Orem pois precisamos de recursos para pagar os professores. Cada um esta recebendo o valor de 150 dólares por mês. O nosso desejo é que através deste projeto, possamos gerar desenvolvimento social e fazer bons relacionamentos e tentar influenciar com o testemunho de vida cristã.  Que através das nossas boas obras os curdos glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus. Mateus 5:16

Discipulado com novo convertido. Estou frequentando dois pequenos grupos de curdos con*ver*ti*dos que se reúnem em casa. Isso me faz lembrar do inicio da igreja que, no tempo dos apóstolos, também se reunia assim. Estou levando nosso irmão Muofak comigo para estas reuniões. Toda leitura, louvor e pregação são feitas em curdo(sorani), assim nosso irmão está tendo contato com outros que, como ele, encontraram o caminho, e podem ouvir o eva*nge*lho na sua própria língua. Ainda seguimos com o dis*cipu*lado pessoal.

De coração queremos agradecer aos nossos amigos e parceiros do projeto Luz para os curdos que por todo este tempo tem segurado as cordas e apoiado nossos projetos. Por seu intermédio, temos sido sustentados e podido desenvolver projetos que glorificam ao Senhor das nossas vidas. Deus abençoe aumentando o vosso credito perante Ele para a vossa alegria e para a Sua gloria.

De seus irmãos: Gian, Adriana, Lucas e Sarah
                           Kurdistan - Iraq


Motivos para louvar:

- Cuidado e proteção do Pai tem sido constantes em nossa vida;
- Participação dos amigos e parceiros do mi*nisté*rio entre os curdos que tem sido determinante para nossa manutenção e permanência aqui no campo;
- Projeto de inclusão digital  que tem sido um instrumento do Pai para o desenvolvimento social de nossa comunidade e para estabelecer relacionamentos;
- Pela vida do novo con*ver*tido Muofak que segue firme nos caminhos do Mestre.

Motivos para orar:

- Orem pela escola dos Médos  que pelo o ocorrido está sofrendo muita pressão por parte do governo e dos pais de alunos;
- Orem pelos professores locais e alunos que todavia estão muito chocados com o que aconteceu com o professor Jeremiah;
- Orem especialmente pelos professores americanos que estão sofrendo muito pela morte do amigo e também sofrendo pressão por parte de pais de alunos e do governo local;
- Orem também por nós, pois os nossos vistos é por esta escola e precisaremos renová-los em setembro;
- Orem pelo projeto de inclusão digital – professores e alunos, desenvolvimento social e bom relacionamento;
- Muofak: crescimento na graça e no conhecimento do Senhor Jesus;
- Pelos dois grupos de curdos con*ver*tidos que estamos frequentando.

Contribuições para o ministério do Pr. Giancarlo e família no Curdistão – Iraque, podem ser feitas das seguintes maneiras:
Conta Pessoal: Banco do Brasil – AG: 0635-1(Cambuci) – C/C 17509-9  - CPF 016558367-30

APMT : Banco do Brasil - AG: 0635-1 (Cambuci) - C/C: 7500-0;  - CNJP: 04.138.895/0001-86

** Lembrando que, se depositar na conta da  pela APMT, é necessário colocar o código 0,64 em centavos (exemplo: R$ 50,64).





Nenhum comentário:

Postar um comentário