sábado, 31 de março de 2012

Notícias do Campo -APMT


1.   Notícias da família( Rev. Norval Oliveira)

Meu pai se subeteu a uma cirurgia delicada por causa do câncer de pele. Ele já fez várias cirurgias pequenas, mas o câncer sempre aparece em outros locais. Dessa vez a cirurgia foi no nariz e exigiu maior cuidado, uma vez que houve necessidade de enxerto. Durou três horas. Ontem minha irmã me disse que um exame demonstrou a necessidade de outra cirurgia no local.

Uma outra notícia sobre a família é que nosso filho Lucas bateu o carro. Embora a batida tenha sido forte, nem ele nem as pessoas que estavam no outro carro ficaram feridos. Agora o carro está na oficina. Graças a Deus o seguro cobriu quase todas as despesas, caso contrário teríamos um prejuizo de quase vinte mil Reais. Glória a Deus pelo livramento!

Quanto ao Davizinho, descobrimos que há um hospital da rede Sarah em Belém. Recentemente preenchemos um cadastro e agora aguardamos resposta para ver se eles tratam o caso de Davizinho.

A tia Lurdes continua fazendo fisioterapia para recuperar os movimentos. Seu estado continua animador.





2.   Trabalho na aldeia

Continuamos o trabalho na aldeia, com as atividades na escola, evangelismo e tradução.
Falta pouco para terminarmos a tradução do Evangelho de Lucas. Mas os capítulos que faltam (1, 3 e 12) são bem difíceis para traduzir. Os cânticos de Maria e Zacarias são um verdadeiro desafio pois há muitos conceitos abstratos para os quais não há palavras na língua indígena.
clip_image002
Norval trabalhando na tradução


3.   Consultoria em Brasília

Estive em Brasília esta semana, onde passei dez dias para fazer a consultoria dos capítulos 5 e 6 e 12 a 24 de Lucas na língua Assurini. Os colegas da missão ALEM Pr. Oseas e Heliana, Pr. William e Van trabalham com este povo que mora às margens  do rio Xingu, no Pará.  Por dez dias lemos e corrigimos versículo a versículo testando tanto os aspectos exegéticos em relação à língua original como também a compreensão por parte dos falantes nativos.  Mais para o final do trabalho, a equipe descobriu que as passagens de volta  dos indígenas que vieram da aldeia eram na verdade para um dia antes do que havíamos imaginado. Com isso, chegamos ao último dia de trabalho faltando ainda um capítulo e meio para terminar. Ficamos preocupados porque os indígenas já estavam cansados e anciosos devido a notícia de que uma criança da tribo havia morrido e não teriam motivação para trabalhar as horas extras necessárias para irmos até o fim. Mas, o rapaz Assurini disse: se tiver café, vamos até de manhã! E assim, fomos até uma hora da manhã! Graças a Deus todo o texto foi verificado e aprovado para publicação.  Foi um trabalho intensivo, cansativo, mas gratificante!

clip_image004
Norval com a equipe Assurini

4.   Base da ALEM em Belém

A Lau, além de passar parte do tempo comigo na aldeia, é também a administradora da Base da ALEM em Belém. Com isso, tem muita coisa para fazer na organização e administração dos imóveis da missão. Ela está fazendo um trabalho de organização e reforma nos imóveis, regularização de situação fiscal, etc. Tem sido um trabalho bastante cansativo, mas que ela faz com habilidade e prazer, para o Reino.

Bem, finalizamos essa carta pedindo a todos que continuem a orar pelo nosso ministério e pela nossa família.
Um abraço a todos,
Norval e Lau (com Lucas, Carol e Sara

Extaído de E-mail a Secretaria e Missões da SAF da IP - Heliópolis(Missª Vânia Lúcia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário