quarta-feira, 30 de maio de 2012

MENSAGEM AOS NOSSOS CORAÇÕES

FÉ E PRUDÊNCIA
                                                                              
“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.” (Lucas 14:28-30)

            Esta é uma das parábolas de Jesus que nos dá a impressão de eliminar a fé. Ou seja, nada devo fazer sem antes ter reservado todos os recursos e planejado os mínimos detalhes. Mas será que é isto mesmo que Jesus está ensinando?
            Ele ainda continua com um segundo exemplo: “Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz” (Lc. 14:31-32).
            Se entendo que Jesus está dizendo que não comece a construir sem antes ter todo dinheiro depositado no Banco, Jesus está errado, visto que a grande maioria dos templos cristãos (senão todos) que foram construídos na nossa cidade foram iniciados sem ter todo recurso em mãos e, apesar disto, foram concluídos.
            Do mesmo modo, Jesus está errado, porque Gideão foi combater um imenso exército inimigo, com apenas trezentos homens. “Os midianitas, os amalequitas e todos os povos do Oriente cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar” (Jz. 7:12). Como foi que ele, agindo imprudentemente com apenas trezentos homens, pôde derrotar este exército numerosíssimo?  A vitória foi da imprudência? Então, podemos concluir que quando se tem fé e age-se imprudentemente dá certo? Devo, então, orar para que Deus me conceda tanta fé que, mesmo agindo de forma inconsequente, o resultado será positivo? Será que este é o ensinamento destas passagens?
            A história secular também traz exemplos assim. Quando Alexandre, o Grande, foi combater Dario, o Persa, ele tinha oitenta mil homens, Dario, cento e oitenta mil, mesmo assim, foi derrotado por Alexandre. Graças à imprudência de Alexandre? Ou, diria, a imprudência de Dario? Ou, talvez, a fé de Alexandre e a falta de fé de Dario?
            Fé e Prudência andam juntas. Se andam juntas, não posso ser tão prudente a ponto de dispensar a fé; nem ser tão cheio de fé a ponto de agir imprudentemente. Tão pouco posso desculpar-me, como o fez aquele que recebeu um talento, dizendo ao Senhor: “...receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu” (Mt. 25:25). E recebe, merecidamente, a repreensão de seu Senhor que o chama de: “Servo mau e negligente” (Mt. 25:26). Ao dar o talento, o Senhor acreditou nele, mas ele afronta ao seu Senhor acusando-o de uma avaliação errada. Enterrar o talento, não foi um ato de prudência dele, mas de maldade e de negligência, pois poderia ter abençoado vidas investindo, mas preferiu devolver um talento desvalorizado.
            Na parábola da edificação da torre, descrita acima, Jesus diz que o construtor vai verificar se tem meios para a construir, mas não diz que ele desiste de construir. Ele é prudente, para que não se zombe dele, ele vai, então, buscar os meios de como construir sem deixá-la incompleta. A prudência o leva a agir, a buscar recursos, pois ele precisa construir aquela torre. Isto é importante para ele!
            Na parábola entre exércitos, o rei do exército menor vai avaliar se pode, combater o outro que vem contra ele com um exército maior. Se puder, ele vai guerrear; se não puder, ele vai fazer um acordo de paz. Mas ele não vai simplesmente desistir, nem ir à luta sabendo que a possibilidade de ser derrotado é muito maior do que a de vencer. Não há empate numa guerra. E se ele achar que pode ganhar, mesmo com um número reduzido, como o fez Alexandre, o Grande, ele parte para a ofensiva.
            Jesus ensina: AVALIE E FAÇA! Ele não ensina, avalie e desista!
            Na avaliação se pensa e se elabora um plano de como conseguir os recursos que faltam; ou, qual será a estratégia para ganhar a luta. A avaliação não é para intimidar, mas para preparar-se para enfrentar os desafios.
            TODOS os pastores e pessoas que iniciaram construção de templos, obras filantrópicas e semelhantes foram acusados de imprudentes, inconsequentes, precipitados, e coisa que o valha. Mas, TODOS concluíram as obras que iniciaram! Este é o time no qual devemos jogar!
            O Rev. Dwight Moody perguntava à sua igreja: “Quantos de vocês creem que Deus pode encher todas estas cadeiras neste auditório com pessoas?” Todos levantavam as suas mãos. Então ele fazia a segunda pergunta: “Quantos de vocês creem que Deus vai encher estas cadeiras com pessoas?” Menos de trinta pessoas levantavam as mãos. Então ele concluía: “Como veem, não precisamos de fé para dizer que Deus pode fazer isto; mas é necessário muita fé para crer que Deus vai fazer isto”!
            Há uma “fé” inconsequente que compromete a própria fé. Uma “fé” imatura, irresponsável, alimentada pela paixão, emoção, ganância e cobiça. Por outro lado há um tipo de “prudência” tímida, sem ousadia, acanhada, reticente, mal calculada, que olha apenas para alguns aspectos (geralmente os negativos) e não todos os aspectos.
            Entretanto, há um tipo de fé que anda de mãos dadas com a prudência, juntas conseguem enxergar a possibilidade e rejeitar a impossibilidade negativa. Neemias, que era um exilado, sonhou com a sua cidade Jerusalém restaurada. Muralhas reconstruídas, comércio organizado, o templo bem administrado, o povo tendo os seus direitos protegidos e garantidos. Partiu e realizou.
            A fé de Neemias é responsável, prudente, calcula os custos e se lança na busca de recursos, ela é coletiva, busca o apoio de todos, é promotora do bem social, estimuladora da economia local, cria empregos e oportunidades de servir.
            O Rev. John Haggai descreve que precisamos de uma “insatisfação inspiradora”. Ela é determinante sobre o lugar onde estamos e onde desejamos estar. “Onde poderíamos estar agora se estivéssemos usando todo o nosso potencial? Sem a “insatisfação inspiradora” a pessoa acomoda-se ao seu ‘status quo’ e não vê nenhuma necessidade de mudança, não pode conceber uma visão de crescimento e jamais dá um passo de fé.”
            Jesus conclui: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lc. 14:33). Ser discípulo, seguidor de Cristo, é crer nele, e renunciar nossas opiniões, análises limitadas, receios de fracassos, apego a situações de conforto, e lançar-se ao propósito de Deus.                       Rev. Miguel Cox

sexta-feira, 25 de maio de 2012

REUNIÃO DO GRUPO "MÃES DE ORAÇÃO" DOS ALUNOS DO INB - SAF - HELIÓPOLIS25/05/2012

POR ESSA CAUSA,ME PONHO DE JOELHOS DIANTE DO PAI. Ef.3:14
  1. Hoje as 15:00 h. nas depenências do Instituto Bíblico Norte, aconteceu mais uma reunião das Mães de Oração da SAF da Igreja Presbiteriana de Heliópolis, junto aos alunos daquela Instituição.
  2. Tivemos como preletor, através do Skype e direto do Senegal, na África, o Rev. Gérson Troquez
  3. O preletor falou de sua experiêcia no Campo em que trabalha, de suas lutas e glorias naquele local, testemunhando a fidelidade de Deus e seu Imenso amor ao que se didicam a pregar a sua Mensagem!
  4. Deus nos abençou com bom números de mães e filhos e a benção tomou conta graça do Senhor tomou conta daquele lugar!
  5. Continuaremos a cada mês fazendo nossoas reuniões naquela casa (essa Foi a 3ª do Ano)
  6. Agradecidos a Deus aguardamos um próximo encontro! Esteja conosco!

CAMPO DA APMT -PARÁ Rev. NORVAL OLIVEIRA E LAU- NOTÍCIAS DE JÚBILO


Irmãos,
Agradecemos as orações pelo culto do último sábado.
Desta vez pude ir com o Norval. Foi muito bom ver aquele povo sedento pela palavra. Oramos, cantamos e Norval pregou, com a ajuda de um tradutor, sobre o Gadareno. Falou que da mesma forma como Jesus libertou o Gadareno do poder de satanás pode hoje libertar as pessoas do poder da opressão do inimigo de nossas almas. Um senhor, que disse que era crente,  afirmou que ele nao tinha mais medo do diabo. Continuem orando conosco para DEus providenciar missionários para aquela aldeia. 
Abraços fraternos,
Lau tb por Norval.
 
 
 
 
IMG_1989   IMG_1978

sábado, 19 de maio de 2012

VISITA DAS MÃES DE ORAÇÃO DOS ALUNOS DO IBN

A SAF DA IGREJA PRESBITERIANA DE HELIÓPOLIS EM GARANHUNS -PE, AVISA AS MÃES DE ORAÇÃO E TODAS AS SOCIAS  E A IGREJA, QUE ESTARÁ REALIZANDO SEU CULTO MESAL NAS DEPENDÊNCIAS DO INSTITUTO BÍBLICO DO NORTE - IBN NA PRÓXIMA SEXTA -FEIRA( 25/05) ÁS 15h, COM A SAÍDA PARA O LOCAL AS 14:45 DA IGREJA PRESBITERIANA DE HELIÓPOLIS AV. FREI CANECA (LATERAL DA IGREJA)
VENHAM CONOSCO PARTICIPAR DESSA BENÇÃO, DESFRUTAR DO AMOR DE CRISTO, REALIZAR A NOSSA MISSÃO E EM ORAÇÃO ESTARMOS INTERCEDENDO POR AQUELES QUE UM DIA ESTARÃO Á FRENTE DE UM CAMPO MISSIÓNARIO,PASTOREANDO, SERVINDO AO SENHOR AQUI EM NOSSOS CAMPOS OU EM OUTROS CONTINENTES!
LEBREM-SE DIA 25/05/2012, FESTA ESPIRITUAL NO IBN, PROGRAMA IMPERDÍVEL!
A TODOS A PAZ

SECRETARIA DE MISSÕES DA SAF DA IGREJA PRESBITERIANA DE HELIÓPOLIS
                            MissªVânia Lúcia de França Oliveira Barros

quarta-feira, 16 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA EXECUTIVA NACIONAL DE SAF's

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE A EXECUTIVA DA NACIONAL DE SAF´S
 
Amadas Irmãs,
 
“Agora, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...” (Gálatas 2.20)
 
Nestes meus 24 anos de ministério pastoral, tenho acompanhado o
trabalho da SAF nas igrejas e Presbitérios por onde o Senhor me tem
levado, mas esta foi a primeira vez que participei de um evento
nacional da SAF e, diante do que Deus me permitiu experimentar e
observar, tomo a liberdade de colocar nestas linhas as minhas
impressões sobre tudo o que vi e ouvi na 3ª Reunião Executiva da
Confederação Nacional de SAF´s da IPB, realizada nos dias 28/04 a
01/05 último, na cidade do Rio de Janeiro. Eis o que vi:
 
     1. UNÇÃO – vi a presença de Deus na vida de cada líder que,
brilhantemente, representava a sua Sinodal e as Secretarias de Causas,
sempre alegre, irradiando o brilho da luz de Deus.
     2. ORGANIZAÇÃO – vi uma reunião muito bem planejada, elaborada
debaixo da dependência completa do Espírito Santo e executada nesta
mesma dependência.
     3. COMUNHÃO – vi irmãs das mais diferentes partes do nosso vasto
País vivendo a excelência do ensino bíblico numa autêntica comunhão
umas com as outras, onde a paz e a harmonia reinaram do começo ao fim.
Glória a Deus!
     4. ORAÇÃO – vi que esta reunião foi regada com muita oração. A
benção do Senhor era notória na vida de todas as pessoas naquele
lugar, bem como em cada atividade ali desenvolvida.
     5. ALEGRIA – “Alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).
Vi muita alegria em cada rosto; aliás, as mulheres do Senhor Jesus são
naturalmente lindas, pois elas já possuem a beleza de Cristo. O
sorriso delas é sempre belo e contagiante. Elas transmitem serenidade
em todo o tempo.
     6. MOTIVAÇÃO – a reunião foi grandemente motivadora, gerando
ânimo para o trabalho de todas as pessoas. As apresentações das
Vice-Presidentes sobre as atividades desenvolvidas nas cinco regiões
do País foram simplesmente maravilhosas e emocionantes. Eu chorei lá
no meu cantinho enquanto ouvia e via o que a boa mão de Deus está
fazendo neste Brasil querido através das mãos de 66.000 mulheres
consagradas, verdadeiras auxiliadoras, irrepreensíveis na conduta,
incansáveis na luta, firmes na fé e vitoriosas por Cristo Jesus. Todos
os momentos foram extremamente motivadores.
     7. TREINAMENTO – vi e vivi um tempo de treinamento para a obra.
Quem não sabia, agora já sabe! Aprendeu! Todo o evento foi composto de
verdadeiras aulas muito bem preparadas sobre como servir bem em todas
as esferas do trabalho cristão a partir da dinâmica da SAF.
     8. SERIEDADE – vi que é possível manter a estrutura da Sociedade
Interna seguindo as determinações do Manual, sem perder a graça e a
leveza de uma reunião que atinge os seus objetivos propostos e ainda
nos deixa com aquela vontade de participar mais. “Já acabou?”
    9. PROFUNDIDADE – todas as mensagens e palestras tiveram um
embasamento bíblico coerente e profundo. Em especial a mensagem da
nossa secretária Geral D. Eunice no domingo à noite; também a palestra
sobre liderança a partir de Neemias pela nossa dedicada e sempre
animada Presidente Ana Maria Prado na terça pela manhã e também a
mensagem de encerramento da reunião sobre os Profetas do Senhor com o
Rev. Nélio Quaresma. Benção pura!
      10. RESPEITO, AMOR e CARINHO – percebi o amor e o carinho com o
qual as irmãs se tratam e o respeito mútuo entre todas. Eu também fui
alvo deste amor e carinho. Ah! Eu e a minha Linda nunca recebemos
tantos “mimos” num só evento; as malas voltaram lotadas de
presentinhos. Para mim estes dias foi um refrigério!
    11. LOUVOR e ADORAÇÃO – Deus foi louvado, adorado, bendito e
glorificado por todos quantos ali estavam. Ele, o Senhor absoluto de
nossa vida, é quem nos chamou e nos habilitou para tão preciosa
missão. A SAF é dele! A Ele a glória!
 
Conluo esta palavra dizendo que perde em muito a igreja que não tem
SAF, bem como o Pastor que não apoia o trabalho da SAF. Eu, que já
amava muito a SAF, voltei edificado, admirado, feliz, agradecido e ...
amando muito mais a SAF da nossa amada Igreja Presbiteriana do Brasil.
Já estou motivando as irmãs da minha Sinodal Mojiana.
E à querida irmã que lá estava, passe prá frente tudo o que você viu e
recebeu nestes dias que o Senhor te deu na companhia da liderança do
trabalho feminino presbiteriano. Vamos impactar todas as mulheres de
nossa Igreja Presbiteriana e levá-las a trabalhar apaixonadamente por
Jesus, o nosso Salvador. Se fizermos isto, ano que vem a SAF chega às
100.000 sócias.
Parabéns a todas as irmãs! Louvado seja o Senhor!
 
No amor do Salvador e Redentor Jesus,
 
 
Rev. Ivam Gomes Pereira.
Secretário Sinodal do Trabalho Feminino
(Sínodo Mojiana-SP)
TRANCRITO DO E-MAIL ENVIADO PELA PRESIDENTE SINODAL DE GARANHUNS - JEZAIAS LEITE VILELA
 

NOTÍCIAS DO CAMPO -PARÁ -APMT -Rev. NORVAL OLIVEIRA

Belém, 10 de maio de 2012


Queridos irmãos e companheiros de nosso ministério,
Quero agradecer a todos por atenderem ao pedido da Lau e orarem por mim e pelo meu plano de realizar o culto naquela aldeia K. onde estão acontecendo suicídios.
Cheguei de lá na quinta-feira passada, mas logo na sexta de manhã viajei  para uma conferência missionária em Santa Catarina e por isso só agora pude sentar e escrever um relato do que aconteceu.
Permitam-me primeiro esclarecer um pouco os fatos dando um pouco mais de informação de pano de fundo.
Para chegarmos à aldeia Guajá onde trabalhamos, passamos primeiro por uma aldeia da tribo K. Esse povo é vizinho dos G. e possui várias aldeias. Já possuem o Novo Testamento traduzido em sua língua e missionários em outra aldeia um pouco mais distante. Nessa aldeia específica, houve missionários no passado, mas esses foram expulsos pela FUNAI e os crentes que havia na época todos se desviaram.
Do ano passado para cá, dois casos de suicídio e mais três tentativas assustaram a comunidade e os servidores de órgãos do governo que trabalham lá. Por causa de traços da cultura animista K., as pessoas na aldeia estavam com muito medo. Relatos de pessoas vendo os espíritos dos mortos levaram a liderança da comunidade indígena a sentir a necessidade de buscar a religião cristã. Não sei se se lembraram dos tempos em que havia missionários lá, o fato é que expressaram o desejo de que realizássemos um culto e levássemos as pessoas a pensarem mais em Deus.

Em uma tentativa anterior de realizar o culto o representante local da FUNAI não permitiu. Mas, dessa vez, percebendo que a iniciativa era de fato da liderança indígena aceitou. Marcamos então o culto para sábado 28/04 à noite. O combinado foi  que eu viria da aldeia G. no sábado pela manhã, faria o culto à noite e retornaria no domingo de manhã. Na sexta a noite, porém, uma forte chuva varreu a floresta. Os G. começaram a dizer que seria melhor eu não ir. A estrada estava perigosa. Não sei se estavam com ciúme ou se realmente me alertavam para a condição da estrada. Senti que Satanás estava tentando mais uma vez impedir a realização do culto. Respondi aos G. que iria mesmo assim.
Lau estava em Belém, não havia outro missionário ou crente por perto. Nenhum G. se dispôs a ir comigo. Então eu teria que fazer tudo sozinho. Teria que tocar o violão, cantar, orar e pregar, etc.

A viagem foi de fato difícil. O caminho estava escorregadio com muita água e lama. Mas cheguei bem, sem qualquer problema. A aldeia estava calma e todos estavam na expectativa do culto. O cacique foi de casa em casa convidando as pessoas. À noite, a casa comunitária estava repleta. Esta aldeia tem 190 pessoas. Acho que havia mais de cem no culto! O cacique começou explicando o motivo de ter pedido que eu viesse. Falou da necessidade da aldeia pensar mais em Deus. Eu preguei sobre alegria naquela noite. Contei a história de Zaqueu e como aquele homem se expôs ao ridículo para conhecer Jesus. Falei de sua alegria em receber Jesus em casa. Disse a eles que a verdadeira alegria só podia vir de Jesus. Ensinei o cântico ‘A alegria está no coração’. Todos cantaram.
Em alguns momentos eu tinha a impressão de que estava em uma igreja pentecostal. ‘Aleluias’ e ‘Glória a Deus’ pipocavam de todos os cantos!

Já para o meio de minha mensagem, senti alguém tocando em meu ombro por trás de mim. Ouvi uma voz dizer: ‘ ei, ei... você está muito errado!’ Quando me virei para ver quem estava falando assim comigo, vi um indígena completamente bêbado. Ainda jovem, quase sem conseguir ficar em pé, repetia que eu estava errado. Antes que eu dissesse qualquer coisa, o cacique se apressou e disse ao homem: ‘Quem está errado é você. Senta que nós queremos ouvir a Palavra de Deus!’. O silêncio voltou e eu pude concluir minha mensagem sem mais interrupções. Após o culto, um rapaz se levantou espontaneamente  e disse: ‘Eu fiz uma coisa muito errada. Eu estava bêbado e por isso tentei me matar. Eu sei que isso é errado. A Palavra de Deus é boa. Esse é o caminho que nós temos que seguir!’. Fiquei muito contente de ouvir isso.

Ficou combinado que faríamos um outro culto ainda nesse mês de maio. Já comuniquei agência missionária que atua entre os K. para que busquem a possibilidade de colocarem um casal ou duas moças nessa aldeia. Enquanto isso não acontece, faremos cultos periódicos lá.
Peço que continuem a orar para que a agência missionária que trabalha com os K. possa mandar missionários para esse aldeia.
Orem também pela continuação do nosso projeto de tradução entre os G.. Estamos enfrentando dificuldades para terminar a tradução de Lucas. Parece que os tradutores G. estão mais uma vez naquele ciclo de desânimo.
Obs: NÃO PODEMOS CITAR OS NOMES DAS TRIGOS E ESSE É MAIS UM MOTIVO DE ORAÇÃO!
clip_image002clip_image004,clip_image006,clip_image008,clip_image010clip_image012clip_image014clip_image016clip_image018clip_image020clip_image022clip_image024clip_image026clip_image028clip_image030,clip_image032,,,,clip_image034clip_image036clip_image038

ROGUEMOS AO SENHOR PELOS IRMÃO QUE ESTÃO NA ZONA DA SECA


sábado, 12 de maio de 2012

AMOR DE MÃE -FELIZ DIA DAS MÃES MULHERES PRESBITERIANAS-LINDA REFLEXÃO

FELIZ DIA DAS MÃES!
 
MÃE MODELO

“Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao SENHOR, por todos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR.” (I Samuel 1:27, 28)

            Uma das histórias mais belas do Antigo Testamento sobre mãe é, sem dúvida, a de Ana. Não somente bela, é uma história recheada de dramas reais, vividos por muitas mães hoje em dia. Há, nesta história, desespero, lágrimas, angústia, amargura, mas há também louvor, superação, alegria indescritível e vitória.
            Ana tinha um esposo apaixonado por ela. Ele, Elcana, a amava muito. Mas ele tinha uma outra esposa, que se chamava Penina, que lhe dava filhos, enquanto Ana, por ser estéril, não lhos podia dar. Além disso, “a sua rival a provocava excessivamente para a irritar” (I Sm. 1:6). E, apesar de seu marido Elcana tentar agradar e compensar Ana com seu amor e honrá-la com porção dobrada do sacrifício (I Sm. 1:8). Além de declarar que a sua devoção por ela “era melhor do que dez filhos,” Ana continuava aflita por não poder ser mãe.
            Assim, Ana, apesar de ser uma mulher muito amada pelo seu marido, era frustrada. No seu íntimo curtia uma insatisfação crônica. Seus desejos contrariados pela incapacidade de ser mãe faziam dela uma pessoa triste e infeliz. Penso até que poderia justificar a razão por ser assim, mas ela encontrou uma saída fantástica para o seu sofrimento.
            Em vez de queixar-se de seu marido, de sua ‘sorte’ e das circunstâncias sobre as quais não tinha nenhum poder de mudança, foi queixar-se ao SENHOR. Isto demonstra a sua responsabilidade e compromisso firme que tinha com o seu marido e com o seu exemplo de mulher temente a Deus. Por conta disso ela não partiu para ‘aliviar’ as suas vontades não satisfeitas tornando-se vulgar e buscando afogar suas mágoas nos escapes que o mundo, sem o temor de Deus, oferece. Não, definitivamente ela não cede à tentação das más conversações, más companhias e conversinhas tolas de comadres que não têm compromisso com Deus (I Co. 15:33 – “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”). Nada disso passou-se pelo coração de Ana, uma preocupação apenas ela tinha, a de buscar uma solução no SENHOR.
            Ana nos ensina que Deus resolve todas as nossas questões quando buscamos a sua face. E tudo o que ele faz é bem feito e só nos traz alegria. Por outro lado, as nossas soluções são desastrosas! Provocam mal estar, escândalos, ferem pessoas, separam amigos e famílias.
            O opróbrio e a humilhação pela qual Ana passava era-lhe muito pesada, a ponto de derramar-se em lágrimas muitas vezes. Resolveu, então, oferecer estas lágrimas sobre o altar de Deus. Ela “chora abundantemente” (I Sm.1:10). Faz um voto a Deus, pois confia plenamente que ele pode reverter esta situação, mesmo que seja através de um milagre, e lhe promete devolver o que de mais precioso iria receber, um filho amado, esperado, fruto de sua oração (I Sm. 1:27  - “por este menino orava eu”).
            Ana nos ensina que filhos são dádivas de Deus, frutos das orações de pais que têm consciência de suas limitações e dedica-os ao SENHOR para cuidá-los.
            Ela não hesitou em devolver a Deus o que lhe era mais valioso, e o fez com júbilo e louvor (I Sm. 1:28 – “E eles adoraram ali o SENHOR”. I Sm. 2:1 - “O meu coração se regozija no SENHOR” ). A lição de se dar o melhor para Deus não está em moda hoje em dia. A cultura do interesse – vou dar tanto para que Deus me retribua o dobro – roubou o mais puro sentimento de devoção ao SENHOR. A nossa atitude deve ser: vou dar porque ele é Deus, sempre merece o melhor! Deus é bondoso, atencioso e sacrificial para conosco. O que lhe retribuímos sempre será muito pouco.
            Ana foi ricamente compensada pelo SENHOR. Ela não somente foi mãe de mais três filhos e duas filhas (I Sm. 2:21), mas é conhecida como a mãe do profeta, sacerdote e juiz mais respeitado em Israel. Foi ele quem ungiu os dois primeiros reis desta nação: Saul e Davi. Foi ele que, com integridade de vida e atitudes coerentes, livrou Israel dos seus inimigos todos os seus dias. A sua reputação de homem íntegro ainda nos inspira nos dias de hoje. Que Mãe! E, Que Filho!
            As mães de hoje desejam que seus filhos sejam bem sucedidos profissionalmente, mas será que desejam que sejam bem sucedidos espiritualmente? Quanto esforço para que estudem, quanto investimento para que se identifiquem com as exigências da sociedade de hoje. Mas, pergunto, quanto interesse genuíno há de que eles se tornem fiéis a Deus em primeiro lugar?
            Há muitas mães cristãs que jamais desejariam ver seus filhos pastores. Preferem vê-los bem sucedidos como empresários, ou o que valha, ainda que longe de Deus, a vê-los consagrados ao ministério sagrado, ou motivá-los a colocarem sempre Deus em primeiro lugar. Uma atitude desta carece de avaliação profunda e arrependimento.
            Queridas mães, saibam que a melhor dádiva a seus filhos é a dádiva do amor a Deus acima de qualquer coisa na face da terra. Sejam exemplos de fidelidade ao SENHOR, a todo custo, para que os seus filhos enxerguem em vocês o amor de Deus, além do amor de mãe, que também procede de Deus.
            Feliz Dia das Mães para todas vocês!
            Hoje é dia de encontrar Graça Divina para perdoar erros cometidos e para entender que o plano de Deus para seus filhos é muito superior ao seu. Não hesite, coloque todos os seus filhos sob o cuidado extremo de Deus.
Rev. Miguel Cox

sexta-feira, 11 de maio de 2012

MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ? MENSAGEM DO DIA DAS MÃES-UMA MÃE ESPECIAL


SAUDAI  RUFO, ELEITO NO SENHOR, E IGUALMENTE A SUA MÃE, QUE TAMBÉM TEM SIDO MÃE PARA MIM.” Romanos 16.13

O último capítulo de Romanos, esta carta-tratado, epístola que traz o esboço teológico com exposição do Evangelho de Deus e suas implicações práticas, antes de sua doxologia final, enfoca dezenas de colaboradores, com suas marcas características.
Há dois aspectos no texto em epígrafe que motivam nossa saudação às mães:
I)             MÃE NATURAL – Não sabemos seu nome, apenas que seu filho chamava-se Rufo e era reconhecido como eleito no Senhor. Visto que a eleição é algo secreto, dos mistérios divinos, Rm 9.11, apenas com a confirmação da eleição, II Pe.1.10, revestindo-se de ternos afetos cristãos, Col 3.12 é que poderia, como de fato foi, reconhecido como tal. Teria exercido alguma influência em seu despertamento espiritual como a mãe de Timóteo, Eunice? II Tm 1.5. Não sabemos, mas não seria incoerente pois reconhecemos a importância da mãe na formação espiritual de seus filhos, Prov.6.20. “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não DEIXES A INSTRUÇÃO DE TUA MÃE.” Outra observação pertinente é que o nome da mãe não é citado, quantas vezes a mãe permanece no anonimato, isso não impede de reconhecermos seu valor e importância. Ela é preservada através de sua missão de mãe,... II Tm 2.15
II)           MÃE FUNCIONAL – A mãe de Rufo estava sendo UMA MÃE para Paulo. Era como se o apóstolo fosse irmão de sangue do eleito Rufo. A mãe biológica deste tratava o escritor Paulo como um filho, cuidava dele. Assim há muitas mulheres que não sentem as dores agudas do parto mas vivem em dor espiritual, emocional e física no desempenho do ministério protetor, cuidador e amparador de mãe.
Concluímos com as Palavras do Eterno, através do profeta Isaías (49.15,16 a):”Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei...” Saudamos às mães naturais ou funcionais com a certeza do Amparo do PAI !   Faça contato e interceda: pr.jclovis@gmail.com




quinta-feira, 3 de maio de 2012

NOTÍCIAS DO CAMPO NA ROMÊNIA -Missª IRENI BACANU

Exiba ENCERRAMENTO 29-04-2012.JPG na apresentação de slides
ACP -  ASOCIATIA CRESTINA PRESBITERIANA.

No dia 29 de abril a Igreja Presbiteriana da Romenia na cidade de Mangalia, encerrou mais uma etapa do projeto "AJUDA PARA A VIDA"  nos meses de marco e abril foram ajudadas 08 mulheres gravidas, sendo que 2 eram as avos que substituiram as filhas por nao poderem participar pessoalmente dos cursos. Esse e um projeto de Asistencia Social que desenvolvemos auxiliando as mulheres a confeccionar parte do enxoval e doamos duas cestas basicas por mes para cada mulher. Durante esses dois meses elas receberam instrucoes que as ajudaram no momento de ganhar o bebe e como nao poderia faltar de forma alguma tiveram tambem estudos sobre a biblia, uma delas e muculmana e desde que iniciou esta frequentando a nossa igreja e o nosso desafio com ela durantes esses dias foi ensina-la o pai nosso, tambem estivemos orando por uma que ja havia feito 10 abortos.
Continuem a orar pelo nosso desafio de plantacao de igrejas na Romenia.

 Ireni, Cristi Bacanu

Abracos